segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é....


Semana passada tive uma visita indesejada que chegava todo fim de tarde me acompanhava a noite toda e quase ia embora pela manhã,na verdade acho que ela se escondia e dormia.
A ilustre visitante foi dona Artrite Reumatoíde ou "AR" para os íntimos.
Bom recorro ao querido google agora para definir a figura:

Artrite reumatóide é uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos.
Acredita-se que a origem da doença seja uma alteração do sistema imunológico, que passa a agir contra proteínas próprias do organismo e localizadas nas articulações (embora possa agir também em outros sítios do organismo).
Freqüentemente acomete inúmeras articulações tais como punhos, mãos, cotovelos, ombros, e pescoço; podendo levar à deformidades e limitações de movimento permanentes.
É geralmente simétrica e as articulações afetadas podem apresentar sinais inflamatórios intensos, tais como: edema, calor, rubor e dor, além de rigidez matinal. Os sintomas extra-articulares mais comuns são: anemia, cansaço extremo, perda de apetite, perda de peso, pericardite, pleurite e nódulos subcutâneos.

Bom há dez anos e alguns meses do nada meus dedos ficaram encolhidos,tipo Don Jerônimo da Muralha,depois foi meu joelho que começou a apresentar dores e defeitos, seguidos dos tornozelos inchados e olha que tenho um mega tornozelo ,imagine ele inchado.Meu quadril ficou estranho,meio que desobediente,ah mas ele não se rebelou sozinho é claro,teve apoio do pescoço,ombro e punhos
todos mega unidos e causando uma dor do caramba!
Nessa época eu conheci injeções , vários remédios inclusive cortisona que te incha pacas!Visitei vários médicos tive mil diagnósticos ,nada animadores por sinal...Mas o que mais pegava era a dor,e a impossibilidade de conseguir fazer coisas simples como:
- Abrir um pacote de bolacha
-Me vestir sozinha
-Dançar
-Correr
-Andar
Poderia citar mais uma série de coisas,mas vou parar por aqui.
Resumindo eu me sentia uma Múmia gorda e inchada,se é que é possível isso...
Até que encontrei um anjo em forma de médico que rapidinho iniciou um tratamento eficaz e o principal me deixava tranquila e confiante ,em pouco tempo tive uma grande melhora,voltei a fazer tudo,só mancava um pouco ao andar,e fiquei assim "dando mancada " por alguns meses ,mas passou hoje ando até como uma "gazela" se for preciso.
Mas de tempos em tempos a dor sempre volta a me visitar ,talvez seja para lembrar que não sou de ferro,talvez de lata mesmo,que preciso me rever de tempo em tempo e agradecer porque mesmo precisando ainda de medicação (e olha que essa medicação é punk)eu vivo bem,espero a cura dessa "Ar",espero que as pessoas não tenham isso e se for isso for impossível , que tenham a mesma sorte que eu tive de um bom tratamento.
Em momento algum quis "zombar" dessa doença ou mesmo deixar de lado o quanto é sério seus sintomas,o quanto é péssimo sentir dor,ou ter algo privado ou modificado pela artrite,eu quis apenas deixar um pouco toda seriedade e usar a minha ignorância sobre o tema falar mais alto,porque na minha pior crise eu deixei que ela me acolhesse até aquilo tudo passar,só depois fui realmente me aprofundar e tentar saber o máximo de informação possível sobre a "AR",pois naquele momento eu só queria ficar sem dor,eu nem conseguia pensar,ler ou fazer algo...
Talvez um dia eu venha aqui postar a cura ou então algo que a faça adormecer a "AR" dentro do organismo que ela escolha morar.
Enquanto isso,saúde,fé,esperança e cura para todos!

6 comentários:

  1. É isso ai Van!! E eu fico aqui torcendo para que logo vc poste a cura... bjks

    ResponderExcluir
  2. Sim a cura se Deus quiser Paty!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como qualquer outro
    condição do corpo
    doença (o que quer que
    é ...)
    obriga-nos a compreender que
    nenhum ser humano
    é construído
    seplici apenas com metais.
    TEMOS TODOS OS DETALHES!
    Obra prima da criação!
    Eu diria melhor!
    O corpo humano é
    a máquina perfeita!
    É um conjunto de
    mecanismos muito
    sofisticado, um caleidoscópio
    dos dispositivos
    altamente
    tecnologia.
    Para descrever a beleza
    o corpo
    levaria milhões
    de páginas e livros ...
    Eu não sou médico ...
    mas acho que isso
    máquina maravilhosa
    evolui a cada dia
    e com a ajuda de
    Engenheiro que
    criado um dia ...
    esta máquina
    retornará ao
    como
    O primeiro protótipo ...
    Tão perfeito.
    Estamos ansiosos para
    dia após dia ...
    porque a cada dia esta
    máquinas está sujeita a
    testes por
    Seu construtor!
    Nós monitoramos e avançar
    (Como um duro e paciente
    trabalho) para a meta final.
    Após a alegada
    Digo o seguinte:
    À MÁQUINA
    PARA SER O MELHOR
    DEVE PAGAR
    MUITOS
    TESTE .... pois ...
    a melhor qualidade
    é obtido
    com
    a maior paciência.

    ResponderExcluir
  5. Extensão de
    primeiro comentário ...

    Sincera esperança de que
    testes
    melhoria
    a máquina
    acabar
    o mais rapidamente possível!

    ResponderExcluir
  6. Enrico!!
    Verdade mesmo o corpo é uma máquina perfeita!
    Mas as vezes precisa de um ajuste,eu sigo aqui ajustando minha máquina até voltar a ficar perfeita!!
    Beijos

    ResponderExcluir